Leia Mais Jornalistas: nossa jornada literária até aqui
Quanto conteúdo cabe em quase três meses de projeto?
Quanto conteúdo cabe em quase três meses de projeto? No dia 26/2, lançamos o “Leia Mais Jornalistas” com a pergunta “Quantos livros escritos por jornalistas você leu na vida?”. Esperamos, modestamente, que esse perfil faça essa lista aumentar cada vez mais.
Enquanto produzimos a newsletter de maio – que chegará no dia 21/5 –, decidimos fazer uma curadoria de tudo (ou quase tudo) que fizemos até hoje.
Antes disso, como tem bastante leitor novo por aqui, deixa a gente se “reapresentar”:
O “Leia Mais Jornalistas” é um projeto que reconhece o protagonismo de jornalistas no mercado editorial. Por enquanto, a newsletter é mensal e publicada toda segunda quarta-feira do mês. Mas, além dela, há dicas, indicações, entrevistas e resenhas ao longo de todo o mês no Instagram e aqui no Substack (cada conteúdo em sua aba).
Não deixem de mandar sugestões, críticas ou o que acharem relevante :)
Agora, bora de curadoria:
O que rolou por aqui?
✉️ Newsletter: Reporte mensal com entrevistas, dicas de leitura, mercado editorial e mais!
➡️ Jamil Chade: “O livro não era para o maestro ou pra família dele, mas para o leitor" #2: Jornalista fala sobre o convite para escrever a biografia de João Carlos Martins e sua carreira como escritor. Mais na news: como transformar uma reportagem em livro.
➡️ Carla Madeira: “Escrevo a partir de um acontecimento e não a partir de uma pauta social” #1: Autora fala sobre seu processo criativo, novo romance e adaptações para o audiovisual. Mais na news: previsões para o mercado editorial em 2025
🗣️ Bate-papo: Entrevista com autores jornalistas do Brasil e do mundo
🎶 “Elis não deixou que os outros traçassem seu destino”: Julio Maria lança biografia ampliada de Elis Regina em comemoração ao aniversário de 80 anos da artista
🪖 “A ditadura determinava que crianças de até seis anos fossem adotadas por famílias de militares”: Livro de Eduardo Reina revela casos de filhos de guerrilheiros sequestrados por integrantes da repressão durante a ditadura militar
🧸 Jornalista na literatura infantil: como contar boas histórias para crianças?: Com doze obras publicadas, Marcelo Moutinho passeia tranquilamente por conto, crônica e biografia. Agora, lança seu terceiro livro infantil.
🗺️ “O grande mito que a gente precisa desfazer é o do indígena brasileiro como preguiçoso”: Cabral, Darwin e Tolkien: uma conversa com o jornalista científico Reinaldo José Lopes.
🗞️ Ruth contra Hitler: a coragem de uma jornalista em tempos de guerra: Livro de jornalista brasileira retrata resistência de Ruth Andreas-Friedrich ao nazismo.
📖 Resenhas
“Para todas as mulheres que não têm coragem”, Daniela Arrais
"Baviera Tropical”, Betina Anton
“Carlabê”, Isabela Noronha
“Crematório Frio”, József Debreczeni
“O dia em que Eva decidiu morrer”, Adriano Silva
“Oswald de Andrade: Mau Selvagem”, Lira Neto
📰 Reportagem: Matérias sobre o universo da literatura e mercado editorial
🙏 Mistérios e curiosidades do Conclave: Livro de jornalista mostra como funciona a escolha do novo papa.
🚫 Censura de livros ameaça a democracia nos Estados Unidos: Governo Trump baniu mais de 10 mil títulos, segundo levantamento da PEN America.
Redes Sociais do Leia Mais Jornalistas
Dia das Mães: 12 obras escritas por jornalistas que mostram múltiplas maternidades:
Segunda Guerra Mundial: Há 80 anos, o mundo assistia ao fim de um dos capítulos mais sombrios da história. 5 livros essenciais para entender esse momento marcante sob a perspectiva brasileira:
Capital Mundial do Livro: O Rio de Janeiro recebeu o título de Capital Mundial do Livro, concedido pela Unesco. Neste clima, selecionamos cinco livros que têm o Rio de Janeiro como cenário:
Maria Bonita: Série da Amazon é inspirada no livro "Maria Bonita: Sexo, Violência e Mulheres no Cangaço", da jornalista Adriana Negreiros:
Vale Tudo: A jornalista Ana Paula Gonçalves mergulhou no Brasil dos anos 80 para entender como a televisão — e especialmente a novela Vale Tudo — refletia (e moldava) a sociedade em plena transição da ditadura para a democracia:
Adeus a Mario Vargas Llosa: 10 livros em 10 trechos:
Best Sellers: 10 livros que provam como o olhar apurado e a narrativa envolvente dos jornalistas podem transformá-los em lendas da literatura:
Fake news: 5 livros essenciais escritos por jornalistas que investigam a desinformação e suas consequências:
Ditadura Militar: 10 livros essenciais sobre o golpe militar e a violência do Estado brasileiro:
Adolescência: Série teve como inspiração um livro escrito por uma jornalista sobre dois assassinatos cometidos por uma menina britânica de 11 anos:
Vitória: A história de Dona Vitória foi narrada pelo então repórter Fábio Gusmão, hoje editor-executivo do “Extra”. Conversamos com o autor sobre a conexão do repórter com a fonte e da adaptação do livro para o cinema:
Dos livros às telas: filmes indicados e/ou vencedores do Oscar baseados em livros de jornalistas:
Adoro a proposta dessa newsletter! Muito bom acompanhar vocês.